Esta é uma realidade que já acontece em minha escola. Existem professores que fazem uso das tecnologias em sala de aula,e os alunos gostam bastante.
Pensando em Edgar Morin e em Marx,que viam a mudança na educação e no ensino a partir de uma mudança dos educadores,podemos vislumbrar nessa foto uma mudança ,uma diferença,uma valorização da relação professor-aluno apoiada em uma nova maneira de se dar uma aula ,de se renovar e se fazer a aproximação entre razão-emoção,relação essa que Morin vê como inexistente desde o pensamento cartesiano.
Para mim, a educação é um vínculo entre razão-emoção,são "novos ares" possíveis de se respirar,mesclando tecnologias e fator humano,máquina e Homem,para que haja uma renovação,uma aproximação do mundo do aluno e assim,possamos colocar a tão falada globalização a serviço de melhorias voltadas para nossos alunos.
sábado, 10 de outubro de 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
EDGAR MORIN
Edgar Morin nasceu em Paris,em 8 de julho de 1921.Formado em Direito,História e Geografia ,realizou estudos em Filosofia,Sociologia e Epistemologia.Contribuiu muito para os estudos sobre educação.É um dos principais estudiosos da Complexidade,corrente filosófica que vê o mundo como um todo indissociável.É um grande pensador da questão da globalização,como podemos ver no texto Uma Mundialização Plural :
A globalização iniciada em 1990,na verdade começou no século XVI,com a conquista das Américas e a expansão das grandes potências européias sobre o mundo.Se houve escravidão,predação,colonização,
também desenvolveram-se idéias emancipatórias que levaram à descolonização.
O totalitarismo soviético e as economias burocratizadas de estado caem,dando lugar a uma economia mercantil que invade todos os setores de nossa vida.A expansão informática alimenta o capitalismo; o mercado mundial dinamiza e é dinamizado pelas redes mundiais de comunicação.
Essa globalização traz uma mundialização tecnoeconômica e também humanista e democrática , que é contrariada pela desigualdade e busca incessante de lucro.
Existe uma sociedade-mundo? Temos um território com telecomunicações ,uma economia,uma civilização,uma cultura e uma vanguarda da sociedade civil,porém faltam elementos essenciais à organização ,ao direito,à polícia,à biosfera,ao governo e à cidadania.Falta uma consciência de que somos
cidadãos da Terra.
A ciência,a tecnologia,a industrialização e o capitalismo esqueceram de agregar ética aos seus ideais.Falta ao homem maturidade para perceber que somos cidadãos interligados e cada um tem sua função no universo.
A globalização iniciada em 1990,na verdade começou no século XVI,com a conquista das Américas e a expansão das grandes potências européias sobre o mundo.Se houve escravidão,predação,colonização,
também desenvolveram-se idéias emancipatórias que levaram à descolonização.
O totalitarismo soviético e as economias burocratizadas de estado caem,dando lugar a uma economia mercantil que invade todos os setores de nossa vida.A expansão informática alimenta o capitalismo; o mercado mundial dinamiza e é dinamizado pelas redes mundiais de comunicação.
Essa globalização traz uma mundialização tecnoeconômica e também humanista e democrática , que é contrariada pela desigualdade e busca incessante de lucro.
Existe uma sociedade-mundo? Temos um território com telecomunicações ,uma economia,uma civilização,uma cultura e uma vanguarda da sociedade civil,porém faltam elementos essenciais à organização ,ao direito,à polícia,à biosfera,ao governo e à cidadania.Falta uma consciência de que somos
cidadãos da Terra.
A ciência,a tecnologia,a industrialização e o capitalismo esqueceram de agregar ética aos seus ideais.Falta ao homem maturidade para perceber que somos cidadãos interligados e cada um tem sua função no universo.
sábado, 12 de setembro de 2009
FOTOGRAFIA E POESIA
http://www.blogdachrisdistadio.blogspot.com/Temos na foto Vendedor de Bolas, de Evandro Teixeira, mais um exemplo de itens ligados à fotografia:o enquadramento - em plano médio, e as linhas - nesse caso curvas ,remetendo à ação que nos passam as pessoas fotografadas.Temos ainda as curvas naturais da paisagem que também passam uma ideia de movimento.Poeticamente falando esse movimento é ascendente , do menor ao maior, como se as crianças fossem "escalando" uma paisagem,tanto natural,quanto subjetiva,ligada ao desejo, ao lúdico .
Pensando em fazer uma "ponte" entre essa foto com a poesia de Manuel Bandeira,como você relaciona esses dois tipos de textos?
O POEMA DE MANUEL BANDEIRA
Pensando em fazer uma "ponte" entre essa foto com a poesia de Manuel Bandeira,como você relaciona esses dois tipos de textos?
O POEMA DE MANUEL BANDEIRA
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
APLICANDO UM ELEMENTO DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
FOTO Christina Luisa Di Stadio e Carlos Luis da Silva
ESTA FOTO EXPRESSA BEM O ELEMENTO TEXTURA,DANDO UMA SENSAÇÃO DE ASPEREZA . ALÉM DISSO A PLANTA QUE ESTÁ NELA CUMPRE OUTRO ITEM DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS: A REGRA DOS TERÇOS.
DE MODO GERAL,TRABALHAR COM TEXTURA ME FEZ LEMBRAR MUITO DA SINESTESIA ,UM RECURSO LITERÁRIO QUE TEM A VER EXATAMENTE COM ESSA ABORDAGEM SENSORIAL; ISSO NÃO DARIA UMA ÓTIMA MESCLA ENTRE ESTUDOS DE LITERATURA E FOTOS DIGITAIS?
APLICANDO UM ELEMENTO DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
FOTO Christina Luisa Di Stadio e Carlos Luis da Silva
EXISTEM INÚMEROS ITENS PARA SE TRABALHAR COM FOTOGRAFIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA.ESCOLHEMOS UM DELES ,QUE É A TEXTURA .
NESSE ITEM É IMPORTANTE QUE A IMAGEM PASSE SENSAÇÕES PARA QUEM AS VÊ.A FOTO PODE PASSAR : MACIEZ,RUGOSIDADE,ASPEREZA,AROMAS,MOVIIMENTO,ETC.
QUAIS AS SENSAÇÕES QUE ESTA FOTO TRANSMITE ?
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
DE BAKHTIN
Bakhtin nasceu em 1895 numa cidade ao sul de Moscou.Formou-se em História e Filologia, pela Universidade de São Petesburgo. Dedicou a vida ao estudo da linguagem , bem como à literatura e à arte. Claramente influenciado pela teoria marxista , concebia a existência da língua ligada ao uso que os locutores e interlocutores faziam dela ,sempre em situações de comunicação nas quais o sujeito está inserido.Ou seja,nos discursos que fazemos estão inseridos nosso contexto social,cultural,político e ideológico ,além de discursos de outros sujeitos que também ajudam a construir o nosso.Todo esse estudo reflete-se na teoria dos gêneros = temos infinitos gêneros que serão usados para as diferentes situações de comunicação nas quais estamos inseridos.
As produções de Bakhtin chegaram ao Brasil na década de 80 e são atualíssimas.Os PCN's têm muito da teoria dos gêneros e por isso é de extrema importância esse contato com as ideias bakthinianas.
Em 1975 morre o importante filósofo.
As produções de Bakhtin chegaram ao Brasil na década de 80 e são atualíssimas.Os PCN's têm muito da teoria dos gêneros e por isso é de extrema importância esse contato com as ideias bakthinianas.
Em 1975 morre o importante filósofo.
domingo, 30 de agosto de 2009
BAKHTININA
Vou "estrear " meu blog falando de um ser pelo qual me apaixonei há um ano e três meses : a Nina.Adotamos a gatinha e desde então é uma alegria tê-la conosco.Ela surgiu em um momento bem conturbado de nosso dia-a-dia.Saí de 2008 ,necessitando maiores mudanças em minha vida ; aí comecei a fazer uma pós-graduação ,na qual revi um "ser" que conheci há anos atrás na minha graduação,mas que durante a aula de gêneros literários ,no aprofundamento de sua teoria marxista ,me apaixonei pela segunda vez : Bakhtin.
A gata e o filósofo representam o sopro de esperança , o novo, a descoberta ,a alegria que podemos encontrar nas coisas básicas de nosso cotidiano e que , com um olhar mais denso , podemos nos apaixonar e transformar esse básico em algo bem especial!
Assinar:
Postagens (Atom)
