Esta é uma realidade que já acontece em minha escola. Existem professores que fazem uso das tecnologias em sala de aula,e os alunos gostam bastante.
Pensando em Edgar Morin e em Marx,que viam a mudança na educação e no ensino a partir de uma mudança dos educadores,podemos vislumbrar nessa foto uma mudança ,uma diferença,uma valorização da relação professor-aluno apoiada em uma nova maneira de se dar uma aula ,de se renovar e se fazer a aproximação entre razão-emoção,relação essa que Morin vê como inexistente desde o pensamento cartesiano.
Para mim, a educação é um vínculo entre razão-emoção,são "novos ares" possíveis de se respirar,mesclando tecnologias e fator humano,máquina e Homem,para que haja uma renovação,uma aproximação do mundo do aluno e assim,possamos colocar a tão falada globalização a serviço de melhorias voltadas para nossos alunos.
sábado, 10 de outubro de 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
EDGAR MORIN
Edgar Morin nasceu em Paris,em 8 de julho de 1921.Formado em Direito,História e Geografia ,realizou estudos em Filosofia,Sociologia e Epistemologia.Contribuiu muito para os estudos sobre educação.É um dos principais estudiosos da Complexidade,corrente filosófica que vê o mundo como um todo indissociável.É um grande pensador da questão da globalização,como podemos ver no texto Uma Mundialização Plural :
A globalização iniciada em 1990,na verdade começou no século XVI,com a conquista das Américas e a expansão das grandes potências européias sobre o mundo.Se houve escravidão,predação,colonização,
também desenvolveram-se idéias emancipatórias que levaram à descolonização.
O totalitarismo soviético e as economias burocratizadas de estado caem,dando lugar a uma economia mercantil que invade todos os setores de nossa vida.A expansão informática alimenta o capitalismo; o mercado mundial dinamiza e é dinamizado pelas redes mundiais de comunicação.
Essa globalização traz uma mundialização tecnoeconômica e também humanista e democrática , que é contrariada pela desigualdade e busca incessante de lucro.
Existe uma sociedade-mundo? Temos um território com telecomunicações ,uma economia,uma civilização,uma cultura e uma vanguarda da sociedade civil,porém faltam elementos essenciais à organização ,ao direito,à polícia,à biosfera,ao governo e à cidadania.Falta uma consciência de que somos
cidadãos da Terra.
A ciência,a tecnologia,a industrialização e o capitalismo esqueceram de agregar ética aos seus ideais.Falta ao homem maturidade para perceber que somos cidadãos interligados e cada um tem sua função no universo.
A globalização iniciada em 1990,na verdade começou no século XVI,com a conquista das Américas e a expansão das grandes potências européias sobre o mundo.Se houve escravidão,predação,colonização,
também desenvolveram-se idéias emancipatórias que levaram à descolonização.
O totalitarismo soviético e as economias burocratizadas de estado caem,dando lugar a uma economia mercantil que invade todos os setores de nossa vida.A expansão informática alimenta o capitalismo; o mercado mundial dinamiza e é dinamizado pelas redes mundiais de comunicação.
Essa globalização traz uma mundialização tecnoeconômica e também humanista e democrática , que é contrariada pela desigualdade e busca incessante de lucro.
Existe uma sociedade-mundo? Temos um território com telecomunicações ,uma economia,uma civilização,uma cultura e uma vanguarda da sociedade civil,porém faltam elementos essenciais à organização ,ao direito,à polícia,à biosfera,ao governo e à cidadania.Falta uma consciência de que somos
cidadãos da Terra.
A ciência,a tecnologia,a industrialização e o capitalismo esqueceram de agregar ética aos seus ideais.Falta ao homem maturidade para perceber que somos cidadãos interligados e cada um tem sua função no universo.
Assinar:
Postagens (Atom)