segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DE BAKHTIN

Bakhtin nasceu em 1895 numa cidade ao sul de Moscou.Formou-se em História e Filologia, pela Universidade de São Petesburgo. Dedicou a vida ao estudo da linguagem , bem como à literatura e à arte. Claramente influenciado pela teoria marxista , concebia  a existência da língua ligada ao uso que os locutores e interlocutores faziam dela ,sempre em situações de comunicação nas quais o sujeito está inserido.Ou seja,nos discursos que fazemos estão inseridos nosso contexto social,cultural,político e ideológico ,além de  discursos de outros sujeitos que também ajudam a construir o nosso.Todo esse estudo reflete-se na teoria dos gêneros = temos infinitos gêneros que serão usados para as diferentes situações  de comunicação nas quais estamos inseridos.
As produções de Bakhtin chegaram ao Brasil na década de 80 e são atualíssimas.Os PCN's têm muito da teoria dos gêneros e por isso é de extrema importância  esse contato com as ideias bakthinianas.
Em 1975 morre o importante filósofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário